-->

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Gilson de Batatal, da Ita Representações e da Norte Gestão Empresarial. Um Gigante Itaocarense

Uma das coisas mais gostosas de fazer matérias sobre grandes personalidades de Itaocara é descobrir a história riquíssima que possuem. Experiências que os fizeram chegar aonde chegaram. É o caso de Gilson Medeiros Gonçalves, UM GIGANTE ITAOCARENSE.

Gilson com a família no aniversário de seis anos do Vicenzo

Nova Voz ONLINE – Quais lembranças têm do seu pai e da sua mãe?

Gilson Gonçalves - Boas lembranças, meu Pai Sr. Jayme, mais conhecido como mecânico do engenho do Erthal. Muito rigoroso, mas sempre buscando o sentido do melhor para os filhos. Somos sete. Sempre quis que estudássemos. Acredito até que isto acontecia, devido a vida que levou quando jovem. Perdeu seus pais muito cedo, sendo criado por parentes. Minha mãe, Dona Landa, era do Lar. Muito tranquila. A verdadeira mãezona. Todos estudaram. Uns formaram professores, outros técnico em contabilidade. Eu fui um pouco além. Sou graduado em Ciências Contábeis e Advocacia.

Nova Voz ONLINE – Que lembranças têm da Itaocara da sua infância e adolescência?

Gilson Gonçalves - Minha infância e adolescência passei em Batatal, Sexto Distrito de Itaocara. Estudei lá até o quarto ano primário. Tínhamos um quadro de alto nível de professores, como Dona Ruth Sá, Dona Maria Jose Nassif, Dona Noêmia, Sr. Sebastião Teixeira (Tãozinho), Dona Lurdinha e muitos outros.

Os Estudos e a vida profissional

Nova Voz ONLINE – E depois?

Gilson Gonçalves - Terminando o primário fui fazer o curso de admissão e o ginasial em Laranjais. Antigamente era assim: primário, admissão e ginasial. Foi muito complicado. Eu ia de bicicleta, de cavalo, de carona com os professores que lecionavam lá, principalmente Sr. Getter e Terson Lanes, que eram diretores colégio, me levavam. Terminado o ginasial vim estudar no Colégio Itaocara. Ai já foi uma etapa melhor.

Nova Voz ONLINE – Como assim?

Gilson Gonçalves – Era divertido, o nosso JEEP, um Land Rouver Alemão, de cor verde, antigo, mas da melhor qualidade; porém que na realidade era do Jorge e André, que trazia eles, e eu, junto com meus saudosos colegas Edinho, Nélio, Wiliam Nicolau, Wilson Sarruf e Serginho Campany,  turma muito boa.

Foto antiga que desperta saudades: reunião de família

Nova Voz ONLINE – Como foi o início da sua vida profissional?

Gilson Gonçalves - Comecei a trabalhar bem cedo, lá no engenho do Erthal, período que foi bastante importante na vida profissional, pois passei a ter um relacionamento com pessoas muito boas, principalmente quanto ao sentido de responsabilidade.

Nova Voz ONLINE – Que legal!

Gilson Gonçalves - Em 1971, eu vim trabalhar no escritório do José Romar e do José Maria Fernandes, a Core Contabilidade. Eles me ajudaram muito, me colocando no mundo da contabilidade.

Nova Voz ONLINE – Daí que você foi para o Rio de Janeiro?

Gilson Gonçalves – Isso. Em 1972, fui embora para o Rio de Janeiro. Morei sete anos na casa de meus tios Deuzinho e Lurdes. Com o apoio deles, da tia Jandira e meus primos, comecei logo a trabalhar numa empresa japonesa, a qual trabalhei por onze anos e a estudar.

Nova Voz ONLINE – Que experiência riquíssima de vida você possui.

Gilson Gonçalves - Não poderia deixar de registrar três pessoas de Batatal entre outras: Sr. Arthur Teixeira, Sr. Paulo Erthal e meu avô materno, Sr. Heitor Medeiros, as quais sempre tive muito carinho por eles, que sempre quando tinham  uma oportunidade  estavam prontos para  me incentivarem.

Nova Voz ONLINE – Qual personalidade ou personalidades da história de Itaocara, que bem lhe impressionaram?

Gilson Gonçalves - Entre outras personalidades, considero o ex-prefeito, Dr. Carlinhos, pelas as obras que fez, como Prefeito de Itaocara e que chamam atenção até hoje e fazem Itaocara ainda mais conhecida e o Dr. Kleber Leite, por tratar-se de uma inteligência impar e pelo seu interesse e incentivo a cultura.

O casamento e a vida familiar

Nova Voz ONLINE - Pode contar aos nossos leitores como conheceu a sua esposa?

Gilson Gonçalves - Conheci minha esposa no carnaval, no dia 29 de fevereiro de 1976. Eu já morava no Rio de Janeiro e normalmente vinha para Itaocara nos carnavais. Num destes, eu e vários amigos fomos ao Pinguelão, que era um local lindo, que não existe mais. Lá deparei com um grupo e neste tinha uma moça muito bonita, que estavam numa mesa, que mais tarde vim saber que eram parentes.

Um dos dias mais felizes da vida de Gilson: o casamento com a esposa Nelma, no final da década de 1970

Nova Voz ONLINE – O coração bateu mais forte?

Gilson Gonçalves – Começamos a trocar alguns olhares. Não muito tempo depois eles (os parentes) saíram. Eu, em seguida, já com segundas intenções, convidei meus amigos para irmos para o Clube Nacional. Entrei no clube e lá estava ela. Tudo começou. Foram três anos de namoros e agora são quarenta e dois anos de casados. Curioso, é que como começamos namorar num ano bissexto, só fazemos aniversário de namoro de quatro em quatro anos (risos). Pouco presente não é? (risos).

Nova Voz ONLINE – Que emocionante!

Gilson Gonçalves - Dessa nossa história de amor, nasceu três lindos filhos: Micheline, Belini e Tifany. E a família foi aumentando, com os queridos netos, Vicenzo, Miguel, Milena e agora a Maya que está vindo ai.

Direto do Álbum de Casamento de Gilson e Nelma

Nova Voz ONLINE – O que pode nos contar sobre a experiência da paternidade?

Gilson Gonçalves - Ser pai foi uma grande emoção e uma responsabilidade muito grande, pois os filhos procuram se espelhar nos pais. Procuro ser exemplo para eles, incentivando nos estudos, na vida profissional, espiritual, em suma estando sempre pronto a passar um pouco da minha experiência. Não tenho nada a reclamar pois são ótimos filhos.

A Ita Representações

Nova Voz ONLINE - Conte sua história de ingresso na Ita Representações?

Gilson Gonçalves - Morava e trabalhava no Rio de janeiro, quando Sr. Erody e Noé me consultaram quanto ao interesse de vir trabalhar na Ita Representações com eles, isto foi em 1983. Conversamos e achei que seria interessante, visto que a empresa estava fazendo uma reestruturação, em pleno crescimento e principalmente porque ia trabalhar mais diretamente na minha área. Na época já tinha feito Ciências Contábeis. Além disso ficaria mais próximo da nossa família.

Nova Voz ONLINE – Foi uma boa decisão?

Gilson Gonçalves – Excelente! Tive o prazer de trabalhar durante vinte anos numa empresa que com certeza ajudou muito Itaocara já que gerava muitos empregos diretos e indiretos para todo o município e outros. E conviver com pessoas como o Sr. Erody e Noe, com quem aprendi bastante.

Reunião de trabalho na Ita Representações nos anos 1980

Nova Voz ONLINE – Como era participar do dia a dia desta empresa que foi uma das principais em seu setor em todo o Brasil?

Gilson Gonçalves - Era uma grande satisfação. Tudo funcionava da melhor forma possível, administração, operacional, vendas, transporte/entrega, logística, etc.

Nova Voz ONLINE – Vocês, pioneiros, criaram espécie de padrão Ita Representações de qualidade, não é mesmo?

Gilson Gonçalves – Boa definição. Naquela época, sem ter, nem em sonhar ter os recursos que temos hoje, com a revolução das comunicações, nós já fazíamos um trabalho de excelência.

Nova Voz ONLINE – Pode dar um exemplo?

Gilson Gonçalves - Numa certa ocasião, num final de semana em Miracema, eu passei numa farmácia que estava de plantão e em conversa com uma pessoa que morava lá e era amigo do dono da farmácia, ele me falava que estava impressionado com a rapidez de nossa entrega, dos medicamentos. O cliente pedia a tarde e na parte da manhã do dia seguinte, o medicamento já era entregue. Perguntou-me: como podia ser?

Nova Voz ONLINE – Ual, nós estamos falando dos anos 1980, quando nem se sonhava com Whatsapp, nem nada disso.

Gilson Gonçalves – Isso veio 30 anos depois. Mas, sem nada disso, apesar das dificuldades, era uma engrenagem que funcionava e funcionou por vários anos. E desta forma a empresa cresceu se tornando uma das principais do ramo de distribuição de medicamentos em todo o Brasil, e com a sede aqui na nossa ITAOCARA. Pouca gente é capaz de racionalizar a grandeza disso.

Nova Voz ONLINE – O que poderia nos contar sobre o Sr. Erody e o Sr. Noé?

Gilson Gonçalves - Sr. Erody uma pessoa empreendedora, trabalhadora, disposta, participativa, de muita coragem e tino comercial. Gostava muito de Itaocara. Ajudava em tudo e todos. Do apoio ao esporte no município, a Cooperativa de Leite, as festas municipais, aos pequenos agricultores, etc. O Noé também empreendedor. Tinha característica de ser muito centrado, adepto aos controles e de grande visão de negócios.


Nova Voz ONLINEHoje você trabalha na Norte Gestão Empresarial. O que poderia nos contar dessa empresa?

Gilson Gonçalves - Hoje sou proprietário da Norte Gestão Empresarial e Contábil Ltda., em parceria com mais dois sócios. Uma empresa do ramo de contabilidade, a qual foi fundada no ano de 2009, com a missão de reconhecer as necessidades dos clientes, a fim de atendê-los com presteza,  qualidade e eficiência, promovendo a busca de soluções inteligentes no processo de gestão e contábil de seus negócios.

Nova Voz ONLINE - Itaocara completa 131 anos em 2021. Qual presente gostaria de dar a nossa Aldeia da Pedra?

Gilson Gonçalves - Daria como presente a minha linda ITAOCARA, pela sua localização, uma condição sócio econômica que pudesse desenvolver a cultura, o turismo e o lazer. Principalmente para a criação de empregos, criando a oportunidade que permitissem aos nossos filhos continuar aqui.



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support