-->

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Vereadora Jutelma dos Santos: uma mulher de princípios e coragem que luta diariamente por uma Itaocara melhor

Ler o bate papo com a Vereadora Jutelma é renovar as esperanças de que é possível criar um país melhor. Pessoa de princípios, com garra e que acredita na virtude da ética e do trabalho duro, para criar a Itaocara dos nossos sonhos.

A Ver. Jutelma com o marido Batista, ex-pres. da Câmara

Nova Voz ONLINE – Quais as principais lembranças têm de sua infância e adolescência?

Vereadora Jutelma dos Santos Nogueira da Rocha - Como é bom lembrar da minha infância. Foi uma época muito boa. Fui criada numa fazenda grande. O patrão do meu pai, Sr. Eugênio Sardinha, tinha uma alma muito boa. Cuidava de todos nós. E olha que éramos uma família grande. Tive 14 irmãos e irmãs. A casa estava sempre cheia, muito agitada. Até hoje, quando fico quietinha e lembro daqueles tempos, posso ouvir nossas vozes. Chega dar saudades.

Nova Voz ONLINE – Como era a dinâmica da família? Como era o dia a dia?

Vereadora Jutelma - Vou contar. Eu comecei a trabalhar com nove anos de idade. Naquele tempo, era assim mesmo. Eu cozinhava, ajudava a fazer cerca, plantar arroz, roças o pasto. De um lado a lida era dura. Mas era uma vida muito boa. Não tinha sentimento de tristeza, nem de amargura. Pelo contrário. A diversão era ouvir o radio de pilhas a noite.
O Pai José Simão Nogueira e a Mãe Edir Domingues Nogueira

Nova Voz ONLINE - Os irmãos se davam bem?

Vereadora Jutelma - Quando meu pai casou com minha mãe, ele já tinha seis filhos do primeiro casamento. Ficou viúvo. Conheceu e gostou da minha mãe, que na época só tinha 13 anos. O tempo foi passando, eu meus irmãos nascendo, minha avó e minha tia, que era adoentada, veio morar conosco, e no total eram 18 pessoas numa só casa. Pensa bem?!?! (rss).

Alguns dos irmãos da Vereadora Jutelma

Nova Voz ONLINE - Ual.

Vereadora Jutelma - A riqueza nossa era o amor de um pelo outro. Minha Mãe e meu pai, cuidavam de todos nós e nós cuidávamos uns dos outros. Todos fazíamos a nossa parte. Deus foi muito bom conosco. Nunca faltou amor e harmonia.

Uma Mulher da Zona Rural

Nova Voz ONLINE – A senhora, que tem uma relação forte com a zona rural, pode falar o quanto às coisas mudaram, dos seus tempos de infância e adolescência para hoje em dia? Antes, nem energia elétrica havia, não é mesmo? Hoje, há sinal de Internet em lugares da zona rural. Muito diferente!

Vereadora Jutelma - A juventude nem consegue imaginar como era a zona rural que fui criada. Nem vou comparar, porque não tem comparação. Hoje tem gente que reclama quando o sinal do celular está ruim. E nós, nem luz elétrica, nem mesmo banheiro ou água encanada, possuíamos. Isso da casa mais rica a mais pobre.

A Ver. Jutelma lembra que é da roça que vem a comida

Nova Voz ONLINE - A vida hoje é bem melhor, não é mesmo?

Vereadora Jutelma - Sem dúvidas. Mas é preciso melhorar bem mais. Eu não consigo entender, como pode o acesso até lugares como a Conceição, Papagaio, Vista Alegre o Distrito de Estrada Nova, ainda serem de terra, em pleno século XXI. É um desrespeito das autoridades do Estado. Nossa zona rural, quando recebe melhorias, devolve em riqueza, pois é da roça que sai a comida para a cidade. Então, nós, pessoas do interior, merecemos mais respeito e consideração.

Nova Voz ONLINE – Tem alguém, algum professor ou professora, alguma pessoa religiosa, que a senhora tenha conhecido ainda na infância e adolescência e guarde na memória até hoje?

Vereadora Jutelma - Tinha uma marcou minha vida. Eu adorava: Ivete Machado. Aprendi bastante com ela. Quanta saudade! Os professores e as professoras são pessoas especiais, não é mesmo? Acho que todos temos algum professor ou professora que guardamos no coração. Outro erro grande, que não está sobre o nosso poder resolver, mas está em lutar para melhorar, é o salário dos professores e professoras. Sempre que posso, vou na Tribuna da Câmara pedir a valorização da classe.

Com o marido Batista, uma parceria para vida toda

Nova Voz ONLINE – Gostaria que contasse um pouco do seu namoro, noivado e casamento com o Batista. O que ele fez para conquistar seu coração?

Vereadora Jutelma - Nós combinamos. Somos ambos pessoas simples, com uma ligação forte com a zona rural. Nossos valores são nossa fé em Deus, o zelo pelo nome que temos, por ser referência para os nossos filhos, e nós trabalhamos juntos. Somos parceiros de vida. Juntos construímos uma família unida.

O filho Wederson, o marido Batista, Jutelma e a nora Marcelle
Nova Voz ONLINE – E ser Mãe? Como isso afetou sua visão sobre a vida?

Vereadora Jutelma - Essa é uma história que muito me emociona ao contar. Meu primeiro filho viveu somente dois meses. Foi um anjinho que voltou para os braços do senhor. Não há dor maior do que perder um filho. Mas a vida é assim. Precisamos seguir. E Deus me deu um segundo filho, Wederson, que é meu orgulho. Esforçado, honesto, trabalhador, com coração repleto de bons valores. Eu agradeço a Deus todos os dias, pelo privilégio de ser mãe dele.

Uma Mulher de Coragem

Nova Voz ONLINE – A senhora é uma desbravadora. Numa atividade dominada pelos homens, o trabalho da zona rural, conseguiu se destacar. Passou a compreender como aquele mundo de compra e venda, dos negócios envolvendo legumes, frutas e etc, funciona. Conte um pouco dessa parte de sua história.

Vereadora Jutelma - A vida ensina. Cabe a cada um de nós escolher entre aprender ou não. Eu comecei levando legumes com o Batista para o  no Ponto Pergunta. Num belo dia, um produtor que tinha uma lanchonete no Mercado do Produto, resolveu passar e nós pegamos. E lá vai 32 anos trabalhando no mercado.

Um ser humano admirável, chamado Jutelma dos Santos Nogueira da Rocha, que na Câmara de Itaocara não poupa esforços pelo bem do município

Nova Voz ONLINE - A senhora gosta de trabalhar lá?

Vereadora Jutelma - Eu gosto muito. Aprendi bastante neste tempo todo. É um lugar que nós conversamos com várias pessoas. Quem gosta de ouvir história e aprender lições de vida, se beneficia trabalhando no Ponto. (Continue lendo após o anúncio abaixo)

Nova Voz ONLINE – Poucos itaocarenses conhecem e compreendem a importância do Mercado do Produtor do Ponto do Pergunta. Eu sei que a senhora é presença constante lá. Que importância tem este mercado para economia e a vida do município?

Vereadora Jutelma - Você tem toda razão. Eu adoraria que o povo de Itaocara fosse um dia ver o movimento de cargas, de compra e venda, de tanta riqueza gerada para o município. O nosso Mercado do Produtor movimento vinte municípios da região. São homens e mulheres da zona rural, que lá levam seus produtos, fazendo seus negócios. Não tem dia igual. Cada dia é uma história. Os alunos das escolas do município, deveriam ir lá ver um dia de comercialização. Ficariam impressionados.

O frenesi do Mercado do Produtor do Ponto de Pergunta

A Candidatura a Vereadora e o Trabalho no Exercício do Mandato

Nova Voz ONLINE – E óbvio que nossos leitores querem saber: quando a senhora soube que seria candidata a Vereadora, qual foi sua primeira reação? O que pensou naquele instante?

Vereadora Jutelma - De início foi uma surpresa. Mas eu gostei muito. Nós, mulheres, somos muito destemidas. Eu abracei a ideia na hora. Eu nasci para ajudar, para colaborar, para fazer a diferença. Não serve para mim ficar reclamando. Sou de atitude. O Batista me ajuda muito. Ele foi Presidente da Câmara. Foi Vereador. Me orgulha muito ouvir de todos, sobre o trabalho que fez. E eu agora também estou lutando, escrevendo a minha história como Vereadora.

Nova Voz ONLINE – Seu mandato tem sido muito atuante. Sua voz se destaca por falar a linguagem das pessoas que trabalham na terra e querem serviços públicos melhores. Melhor saúde, melhor educação, estradas vicinais melhores, o direito ao lazer e a qualidade de vida, para cada lugar de Itaocara. Como a senhora resumiria estes dez meses de luta?

Vereadora Jutelma - Minha luta é o que eu sou. Estas bandeiras são minhas, porque eu sofro também com os problemas da zona rural. Me entristece ver homens e mulheres trabalhadores, que chegam em casa e agora tem faltado água. Sem falar no Posto de Saúde, na falta do Profissional de Fisioterapia, que tenho cobrado desde o início do ano. Eu sou uma mulher cristã. Respeito o próximo. E como Vereadora, é meu dever cobrar o respeito. Espero que isso seja compreendido. Quando nosso povo da roça é atendida, eu sou a primeira a ir agradecer na Tribuna da Câmara. E quero agradecer bastante. Se isso acontece, é porque o povo da roça está sendo atendido.

Nova Voz ONLINE – Uma coisa que nota-se em seu trabalho é a luta pelo abastecimento de água de lugares da zona rural. Dói para senhora, saber que mesmo coisas básicas, como o direito a beber água potável, no ano de 2021, ainda falta para o homem do campo?

Vereadora Jutelma - Isso dói bastante. Imagina, em 2021, a pessoa chega em casa, abre a torneira e não tem água na caixa. É algo muito básico. Urgente resolver esse problema. Para ontem. Enquanto não resolver, vou ficar fazendo requerimentos, indicações, ofícios, vou usar a tribuna e vou nos responsáveis, cobrar providências.

Festas das Igrejas Batistas de Jaguarembé e de Portela, localizada no Monte Orebe, Patrimônio Público Imaterial de Itaocara

Nova Voz ONLINE – Recentemente a Câmara de Itaocara aprovou dois projetos de Lei, cuja iniciativa foi da senhora, e tem um importante caráter na área da preservação da memória histórica e cultural. O PL 038/2021, que declarou Patrimônio Público Imaterial do Município, a Festa da Roça da Igreja Batista de Jaguarembé e o PL 039/2021, que declarou Patrimônio Público Imaterial do Município, a Festa da Roça da Igreja Batista do Distrito de Portela, localizada no Monte Orebe. Pode nos falar sobre a importância destes dois projetos e o que motivou a propor estes projetos?

Vereadora Jutelma - A história, a tradição, estas coisa precisam ser preservadas. Um pedaço de Itaocara está nas nossas tradições. E as festas da roça da Igreja Batista de Jaguarembé e festa da Roça da Igreja Batista do Distrito de Portela, localizada no Monte Orebe, são uma tradição. Toda comunidade participa. São festividades que saem das paredes da igreja e abraço o povo todo. Fico feliz em saber que agora elas fazem parte da nossa história, por Projetos de Lei de minha autoria. Obrigado ao meu bom Deus por me dar essa oportunidade de servir ao senhor desta maneira.

Nova Voz ONLINE – Itaocara faz 131 anos de Emancipação Política e Administrativa no próximo dia 28 de Outubro. Se pudesse dar um presente ao município, qual seria?

Vereadora Jutelma - O meu presente é renovar meu juramento que fiz na posse, de ser uma Vereadora atuante, de trabalhar com ética, respeito e responsabilidade. Buscar servir ao próximo da melhor forma que eu puder. E pedir a Deus que abençoe o povo da Sede, dos Distritos, da Zona Rural, e os itaocarenses que moram fora, em qualquer cantinho do Brasil



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support