-->

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Garota Campestre do Itaocara Campestre Clube, Profª por vocação. A Itaocarense Eliza Cristina Lemos Vieira

Verve significa: entusiasmo e inspiração que animam a criação e o desempenho do artista, do orador, do poeta. POR EXTENSÃO, graça ou vivacidade que caracterizam uma personalidade, ou o que ela produz. O nome do meio da Professora Eliza Cristina Lemos Vieira poderia ser Verve. Ela é a essência do ser humano inteligente, bem humorado, com sabedoria para lhe dar com os fatos da vida, compreendendo os momentos difíceis e aproveitando as ocasiões de alegria.

Ao centro Eliza, com sua amigas / irmãs Virgínia e Erli

Nova Voz ONLINE – Que lembranças têm de Laranjais e de Itaocara, da sua infância e adolescência?

Professora Eliza Cristina Lemos Vieira - Tenho boas lembranças. Brincadeiras de rua, conversas nos bancos das pracinhas, Festas de São João Batista, São Cristóvão e São José de Leonissa, com suas barraquinhas e parquinho de diversão. Ah, como era bom e saudável.

Nova Voz ONLINE – É bom lembrar, não é mesmo?

Professora Eliza Cristina Lemos Vieira – Ótimo! Em Laranjais, tinha uma sorveteria, do tio Denyr Sydio. Que só de falar sinto o sabor do sorvete de ameixa. Tinha sabor de infância feliz. Tenho certeza que muitos têm essa mesma saudade. Sempre que me perguntam sobre infância, essa é minha primeira lembrança. rsrsrsr... Eita pessoa gulosa (rsrsrs).

Nova Voz ONLINE – E as brincadeiras?

Professora Eliza Cristina - Nossos jogos e campeonatos na quadra eram super esperados. Inventávamos torneios de vôlei, handball e até de peteca. Sabíamos nos ocupar e divertir numa época sem internet, sem celular, sem TV por assinatura. Também brincávamos de queimado e pique-bandeira na rua, impedindo o pouco trânsito que havia. Rsrsrsr.

Nova Voz ONLINE – Você costumava vir até Itaocara?

Professora Eliza Cristina - Morava em Laranjais, mas vez ou outra ficava na casa do meu tio Batista, em Itaocara. Principalmente na época da festa da cidade ou nas férias. Então lembro da piscina pública, que me encantava. E também daquela parte debaixo do Recanto, onde tinha uma fonte de um leão, onde eu tomava sorvete. Tive uma boa infância e adolescência.

A Família

Nova Voz ONLINE – Como era a dinâmica da sua família no lar?

Professora Eliza Cristina - Minha mãe, Nelcy Lemos Vieira, era professora e tinha duas matrículas; por isso era uma dinâmica bem intensa em relação às tarefas de casa, como limpar a casa e fazer almoço.

O Pai, Nilton Vieira e a Mãe Nelcy Lemos Vieira

Nova Voz ONLINE – Sobrava para você? (risos)

Professora Eliza Cristina - Quando ficávamos sem ajudante, eu que fazia as tarefas... rsrsrs... Inclusive tem uma historinha que minhas amigas adoram lembrar ...

Nova Voz ONLINE – Não pode faltar história ... risos.

Professora Eliza Cristina - Minha mãe deixou um bilhete para eu fazer abóbora madura para o almoço, com passo a passo: “pique abóbora, tire a semente e cozinhe com sal... faça um molhinho...” e tinha também a receita do tal molho. Em nenhum momento disse para tirar a casca ... rsrsrs ... Então você imagine o trabalho que deu picar em quadradinhos uma abóbora madura com casca ... rsrsrs. Quando meu pai, Nilton Vieira, chegou para almoçar, enfiou o garfo para pegar um pedaço e claro descobriu a casca. Foi uma zoação que me acompanha até hoje ... rsrsrs.

Eliza e os irmãos Maurício e Maysa

Nova Voz ONLINE – Historinhas assim são ótimas, não é mesmo?

Professora Eliza Cristina - Eu adoro historinhas. Minhas amigas Erli e Vergínia também ... Rsrsrsrs... Lembro das vezes que eu queria ir ao Clube e ia pedir ao meu pai. Ele dizia: peça sua mãe. Pedia minha mãe! Ela dizia: peça ao seu pai. Então eu ia... mas certa vez não deu certo. Kkkkkkkk. Esquece o resto da história então ... rsrsrs.

A época da Escola e do Colégio

Nova Voz ONLINE – E no colégio, quais os professores e colegas alunos, que guarda em sua memória?

Professora Eliza Cristina - Estudei até a 8ª série no CE Johenir Henriques Viégas, em Laranjais. Muitas lembranças boas, muitos amigos carrego até hoje, muitos professores me motivaram e incentivaram a gostar de estudar, de ler, de me informar. Dentre eles, vou citar alguns: Luismar Gualberto e Francisco Louvise, meus amados amigos, professores, dos quais sinto muita saudade, mas sei que Deus os têm junto dele.

Direto do Álbum de formatura do curso Normal

Nova Voz ONLINE – Bonita sua referência os homenageando.

Professora Eliza Cristina - Tenho muitas lembranças boas também de uma professora que me chamava atenção por sua dedicação e seu jeito impecável de se vestir, Noemia Ladeira da Costa... Eu era apaixonada por suas unhas... rsrsrs... Acho que nunca disse isso a ela. Era professora de História, matéria que sempre gostei muito.

Nova Voz ONLINE – E no Segundo Grau?

Professora Eliza Cristina – Agora o nome é Ensino Médio ... rsrsrs. Este foi no CE Frei Tomás, em Itaocara. Fiz o Curso de Formação de Professores e depois fiz também o de Contabilidade... Muitos amigos até hoje, muitas lembranças boas.

Essa na formatura em Contabilidade

Nova Voz ONLINE – A Diretora já era a Dona Lea Boa Morte?

Professora Eliza Cristina – Sim. Que saudade da nossa diretora. Boa e durona, dona Léa Boa Morte. Nos aturava com paciência. Um beijo pra ela. Quero citar ainda uma professora que foi muito importante na minha vida. Nos identificamos logo de início e sou muito agradecida por seus conselhos e palavras amigas, Helenice Nara Rocha, professora de Didática, amiga da turma no final do curso e durante todo o ano.

Os Concursos de Beleza

Nova Voz ONLINE – Pode nos falar dos concursos de beleza que participou. Como foi essa história?

Professora Eliza Cristina – Isso tudo começou com o amor do meu pai pelo NEC (Nacional Esporte Clube). Num belo domingo apareceu em minha casa uns diretores do clube, pedindo para eu representar o NEC no Concurso Garota Campestre de Itaocara.

Eliza eleita Garota Campestre, do Itaocara Campestre Clube

Nova Voz ONLINE – Que legal!

Professora Eliza Cristina – Meu pai se encheu de orgulho e concordou, é claro. Nunca gostei e nunca havia participado de nada parecido, mas fiz sua vontade. Tirei o primeiro lugar e com isso ganhei o direito de participar do Garota Interclubes, que aconteceu na sede do Campestre em Itaocara... Aí já comecei a não querer, mas fui até o fim. Neste, fiquei em segundo lugar e ganhei Miss Simpatia.

Nova Voz ONLINE – Mas valeu apena? Não é também mais uma boa história para contar?

Professora Eliza Cristina – Foi uma boa experiência! A passarela do Garota Interclubes foi sobre a piscina e descia da laje por cima do bar do Campestre. Quando olhei lá de cima, quase desisti ... Muito divertido. Só que não me convidem mais, por favor, rsrsrs. Pendurei as chuteiras faz tempo .... rsrsrsrs

Eliza foi eleita Miss Simpatia no Garota Interclubes

Nova Voz ONLINE – Que aprendizado e memórias estes concursos deixaram em ti?

Professora Eliza Cristina – Pois é, mesmo sendo algo que eu não procurei participar, curti muito ter aceitado, mas não continuei... Foram só esses momentos. Vez ou outra, ocasionalmente, encontro com algumas das minhas lindas companheiras de passarela. Como diz o poeta Fernando Pessoa: “tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”.

Ser Professora e Adolfo, 

o Amor da Eliza

Nova Voz ONLINE – Qual foi o motivo ter escolhido ser Professora?

Professora Eliza Cristina – Olha, todo um contexto contribui para a escolha de uma profissão. No caso, bons exemplos, bons professores, minha mãe, o jeito de olhar de um aluno para seu mestre... O amor que uma criança carrega por quem lhe ensina... A confiança na “tia”, mais que na própria mãe. E com o tempo a gente vai gostando de contribuir com o futuro das crianças e adolescentes que nos são entregues. Fácil não é, mas é gratificante. (A MATÉRIA CONTINUA APÓS O ANÚNCIO)

Nova Voz ONLINE – É complexo, não é mesmo?

Professora Eliza Cristina – Boa. É uma profissão que nos permite rir e chorar, ter esperança e nos desesperar, querer desistir e não sucumbir... Nos ensina muito, tanto quanto ensinamos.

Nova Voz ONLINE – Por tudo o que disse, você escolheria novamente, ser uma profissional da Educação?

Professora Eliza Cristina – Sim. Acho que não saberia fazer mais nada. Com todos os trancos e barrancos, com todas as dificuldades, nós, professores somos resistência, nos reinventamos. Os anos de 2020 e 2021 nos define: a gente não desiste fácil, não abate fácil, não deixa pra lá nunca... A gente cria, pinta, borda e reinventa... Somos mutantes.

Eliza e Adolfo, curtindo um dos muitos passeios juntos

Nova Voz ONLINE – E o Amor? O Adolfo? (risos)

Professora Eliza Cristina – Nos conhecemos há muito tempo. Sou de Laranjais e ele do Engenho Central, porém ficamos anos sem nos ver. Cada um foi para um lado. Há seis anos nos reencontramos, saímos para colocar os assuntos em dia e percebemos muitas coisas em comum. Começamos, então a namorar e estamos nos aguentando desde então rsrsrs... Eu gosto muito de estar com ele.

Nova Voz ONLINE – No dia 28 de Outubro, que presente gostaria de dar a Itaocara nos seus 131 anos?

Professora Eliza Cristina – Ah... Uma cidade linda, Princesinha do Paraíba, com lindas praças, lindos pontos turísticos, pessoas bonitas! Meu presente, se pudesse, seria uma forma de buscar mais empregos para nossos adolescentes e jovens, mais lazer para nossas crianças. Tenho uma ligação bem próxima com essa data ... rsrsrs... Meu níver é dia 27 de outubro e sempre gostei dessa proximidade ... Começo a celebrar antes e são dois dias direto de festa ... rsrsrs ... Lembrando: aceito presentes!!! Kkkkk.



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support