-->

domingo, 3 de outubro de 2021

Mãe de três filhos, Paula Erthal recomenda: “não perca momento algum do crescimento de seus filhos”

Linda, capaz e super amiga, Paula Erthal é uma das mulheres mais notáveis da nossa Itaocara. Editando a Revista Cenário, encontrou sua vocação natural (em 2021 ela é uma das fotógrafas mais talentosas e requisitadas da região). Quer dizer, a segunda vocação, porque a primeira é a maternidade. Mãe do trio de meninos, Paulo César, Miguel e Gustavo, nos fala abaixo dos desafios de criar filhos e da importância de estar sempre ao lado deles.

Paula Erthal e os filhos Miguel, Paulo Cesar e Guga, e a mãe Maria Antônia. A união tornou essa família exemplar, superando as dificuldades e crescendo juntos

Nova Voz ONLINE - Você foi mãe muito jovem. O que poderia dizer aos leitores, sobre sua primeira experiência na maternidade?

Paula Erthal – Ser mãe é assumir a maior responsabilidade que o ser humano pode ter; e para isto exige maturidade, sabedoria e preparação. Quando fui agraciada pela primeira vez era muito jovem. Tive que “crescer” em muito pouco tempo. Muitas novidades e descobertas. Digo que no dia 20 de dezembro (data que meu primogênito nasceu) foi quando descobri o valor da vida. Seu nascimento foi a melhor coisa que poderia me acontecer. Ter um bebezinho tão pequeno sobre meus cuidados me trazia um misto de amor e medo, que só as mães podem descrever. A cada dia um novo aprendizado!

Nova Voz ONLINE – Nesse momento, qual foi à importância da sua mãe, lhe apoiando, para vencer esse desafio?

Paula Erthal – Minha mãe foi essencial. Paulo César nasceu de 32 semanas e eu apresentei um quadro grave no parto. Tive pré-eclampsia e, posteriormente, Síndrome de Help. Fomos correndo para Campos e lá tive como um dos médicos, o meu irmão Eugenio, que mesmo sabendo de todo o risco que eu estava correndo, teve que se mostrar calmo, e nos dar força. Ele foi incansável.

Paulo César, Gustavo e Miguel: irmãos e amigos

Nova Voz ONLINE – Deve ter sido difícil para ele.

Paula Erthal – Conseguiu se dividir entre irmão e médico, ao dar as respostas sobre o que acontecia comigo, sem desesperar a mamãe. Ele é um grande homem. Meu filho Paulo César, ficou 25 dias no Neo Natal. Quando retornamos para Itaocara, eu ainda estava muito debilitada. Não teria conseguido, sem a minha mãe. Ela é a minha base, minha fortaleza. Também não posso deixar de citar minhas tias Taninha, Dedete, Lilia, meu irmão Rodrigo e minha cunhada/irmã Mônica, todos foram tão importantes nesse momento.

Nova Voz ONLINE – Você é mãe de três filhos. A experiência do primeiro, certamente ajudou na educação dos que vieram depois. No entanto, certamente, eles são diferentes. Então, cada um dos filhos, apresenta um novo desafio?

Paula Erthal – Com certeza, meus filhos são muito diferentes! Cada um com gostos, características e personalidades únicas. É muito bacana esta diversidade.

Nova Voz ONLINE – Quando vai numa formatura, olha e pensa: “ual, algum dia vou à formatura do meu filho”. Já imagina essas coisas?

Paula Erthal – Sempre! Penso muito no futuro e isso me assusta. O tempo passa rápido de mais. Sou muito coruja e super protetora.

Família pedalando junto

Nova Voz ONLINE – Dos seus filhos, o Guga tem um problema de visão. Isso torna vocês dois especialmente próximos. Como é enfrentar isso, junto com ele, no dia a dia?

Paula Erthal – O Guga é um rapazinho muito especial, inteligente e esforçado. Descobrimos seu déficit de visão muito cedo, e acredito que isto tenha sido fundamental, para o tratamento. Passamos por momentos muito delicados, sofridos. O primeiro diagnostico, foi de 18º de miopia. Ele tinha seis meses. A partir daí começamos a procurar por tratamento, e ouvimos muitas vezes que não teria o que fazer a respeito do problema dele. Que a miopia que ele apresentava era degenerativa. A cada consulta meu coração dilacerava. Mas não satisfeita procurava outro médico, não conseguia aceitar aquele diagnóstico. Até que em junho de 2010, conhecemos a Drª Adriana Gravina, do IBOL no Rio de Janeiro, e ao contrário do que todos diziam, ela nos deu esperança. Graças a Deus o quadro do Guga vem melhorando.

Nova Voz ONLINE – O Miguel e o Paulo César ficam com ciúmes da relação de vocês?

Paula Erthal – Sou muito abençoada pelos filhos que tenho. São meninos compreensivos. Neste momento, eles são crianças. Hora ou outra fazem aquela pirraça, dizendo que protegemos o Gustavo. Contudo eles também são muito protetores em relação ao Gustavo. Sabem e entendem o problema do irmão. Em todos os óculos novos, é uma festa.

Nova Voz ONLINE – Três filhos depois, você continua uma mulher muito bonita. Qual é a importância, principalmente para as mães mais jovens, não esquecerem sua feminilidade, apesar das inúmeras responsabilidades diárias? Da mesma forma, se esforçar no plano profissional.

Paula Erthal – Se eu disser que é fácil se dividir entre mãe, mulher e profissional estarei mentindo! Mas, com o tempo começamos a colocar cada coisa em seu lugar.

Nova Voz ONLINE – Ser mãe fez valorizar mais a sua mãe?

Paula Erthal – Minha mãe sempre foi o maior exemplo que tive na minha vida. Seja como profissional, mulher ou mãe. Ela não gosta que eu fique falando isso, provavelmente vai ler balançando a cabeça..rs. Porém, não posso deixar de exaltar sua grandeza, doçura, força e dedicação. Não é tão difícil ser mãe quando se tem como exemplo a melhor de todas...rs.

Nova Voz ONLINE – O que dirá, neste momento especial do ano, as mamães e a todas as pessoas, que estão lendo sua reportagem?

Paula Erthal – A vida passa rápido. Os filhos crescem, então aproveite cada sorriso, cada momento. Muitas coisas na vida terão outras oportunidades para acontecerem, mas a história do seu filho não. Então participe dela, porque o tempo não volta para que você se arrependa. E é claro: FELIZ DIA DAS MÃES PRA TODAS.



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support