-->

domingo, 10 de março de 2019

A Professora, Escritora e Intelectual, Rosivar Marra Leite Sanches, Fala Sobre Ser Mulher


Trazemos hoje aos leitores da Nova Voz On Line, um bate papo com uma das cabeças mais privilegiadas de Itaocara, a Professora Rosivar Marra Leite Sanches. Ela fala abaixo sobre a importância de uma formação ética, que inicia na família e tem apoio na escola. Destaca ainda as duas grandes mulheres de sua vida, a Mãe, Dona Rose, e a irmã, Janaína.
Rosivar com sua mãezinha Rosmary
Nova Voz On Line – Que balanço é possível fazer das relações das mulheres na sociedade contemporânea?
Professora Rosivar Sanches - Bom, no contexto atual, as relações estão um tanto estranhas. Acho que vivemos num momento de extremismo, mas é a minha opinião. Uma coisa era a luta das sufragistas no século passado, outra são as atuais bandeiras levantadas. É importante o reposicionamento da mulher na sociedade moderna, visto que esta tem várias facetas: a mulher na família, a mulher no mercado de trabalho, a mulher na política, dentre outras. A mulher plena e consciente da sua importância sem melindres e exageros. Isso é o que realmente me interessa!

Nova Voz On Line – Apesar de tantos avanços é raro passar uma semana, sem que tomemos ciência em relação a assédios diversos e violência contra mulher. Por que é tão difícil virar a página desta realidade histórica?
Professora Rosivar Sanches - O mundo é violento para todos, homens e mulheres, infelizmente. Porém, as relações abusivas atingem mais as mulheres, independente da classe social ou da formação que tenham. Quem cria os homens são exatamente nós, as mulheres. Minha avó, mãe do meu pai, foi a primeira empresária de Itaocara. Tinha uma loja de aluguel de bicicletas; teve os quatro primeiros filhos homens e, na década de 30 os criou ajudando nas tarefas domésticas. Meu pai e os irmãos nunca foram machistas, mas é a criação que ela lhes deu. Precisamos rever nossa postura, enquanto, mães e educadoras. A nossa sociedade é machista, mas já mudou bastante. Porém ainda é preciso uma transformação mais profunda e isso levará algum tempo.

Nova Voz On Line – Nos últimos anos temos vivido um período conservador em termos de costumes. Comum vermos manifestações do tipo “se não estivesse vestindo aquela roupa, não teria sido estuprada”. E outras barbáries. Como mulher, de que forma se posiciona sobre este momento?
Professora Rosivar Sanches - Uma falácia esse tipo de comentário. A postura de uma mulher não está ligada à roupa que veste, mas a sua forma de agir. É claro que para cada ocasião, tem-se o traje adequado. Isso é uma questão de elegância e bom senso, o que é inerente ao comportamento de uma mulher que se valoriza. Outra coisa são os atos praticados contra a mulher por estupradores e sociopatas, que agem independente da roupa ou postura da sua vítima. Esses são criminosos que devem ser punidos com o rigor da lei.

Nova Voz On Line – Que papel tem a família e a escola na formação de uma geração com uma visão mais humanística e inclusiva de Mundo, que nos ensine a respeitar os outros, independente de questões individuais?
Professora Rosivar Sanches - O papel da família é essencial para a formação das futuras gerações. Esta tem o dever de educar para o comportamento ético e, a única fórmula que funciona é estabelecer limites e regras aos filhos através do diálogo. É essencial que as crianças e jovens entendam que para toda ação, existe uma consequência e, que para se conquistar algo, é preciso esforço. A escola, por sua vez, precisa ser pluralista, permitindo a evolução do aluno através da compreensão, da vivência e das práticas cognitiva, emotiva e ética. Isso não sou eu quem estou dizendo, mas Moran. No mundo contemporâneo, sua área de abrangência é bem mais ampla do que apenas transmitir ao indivíduo a cultura e os conhecimentos acadêmicos. Formar as próximas gerações com essa visão humanística e inclusiva, como sugerido, somente será possível através da parceria família-escola e, ainda é preciso que cada componente dessa dupla modifique sua forma de agir.

Nova Voz On Line – Numa época como essa, o Mês de Março, o Mês das Mulheres, o que aprendeu com sua mãe, Dona Rosmary, que hoje que é Mulher adulta e casada, gostaria de dividir com nossos leitores?
Professora Rosivar Sanches - Minha mãe me criou com limites e regras rígidas. Nunca tive tudo o que queria e os compromissos firmados precisavam ser cumpridos. Aprendi com a minha mãe que para se conquistar algo é preciso sacrifícios, porém os objetivos alcançados valem o esforço. Aprendi a respeitar as pessoas, a agir com ética e especialmente, que não sou melhor do que ninguém. Não vou negar que eu achava minha mãe muito dura. Mas hoje, adulta, agradeço imensamente a ela as palmadas e os castigos, porque ela me fez a pessoa que sou e, acredito realmente que ela fez um excelente trabalho. Obrigada minha mamãezinha, te amo demais.

Nova Voz On Line – E na relação com sua irmã, Janaína? Sabemos que são muito amigas. O que poderia dividir conosco, que ficasse de ensinamento, para todas as mulheres?
Professora Rosivar Sanches - Minha irmã é minha parceira da vida! O amor que nos une é maior que qualquer diferença. Crescemos contando uma com a outra, dividimos as alegrias e tristezas. Passamos pela perda do papai e amadurecemos. Não há nada mais importante do que uma amizade verdadeira e, minha irmã, é também minha grande e querida amiga. O meu ensinamento para as mulheres é: não meça a amizade que tens na vida pela quantidade, mas sim pelo amor fraternal recebido e dedicado a suas amigas.

Nova Voz On Line – Para finalizar, gostaríamos que deixasse uma mensagem aos nossos leitores.
Professora Rosivar Sanches - Nossa vida é feita de escolhas, tente fazê-las embasado na ética e no respeito a si mesmo e ao seu próximo. Não se preocupe com erros e acertos, entenda que as coisas não deram errado, apenas não aconteceram do jeito que você imaginava e que o importante é aprender sempre. Viva acreditando que em cada pessoa deste planeta exista mais bem que mal. Seja caridoso. Não há nada melhor do que aproveitar uma oportunidade de ser útil. Esteja sempre aberto a aprender e dê conselhos somente àqueles que estejam dispostos a ouvi-lo. Ninguém é obrigado a ser simpático, mas todos têm a obrigação de ser educados. Busque o amor verdadeiro. Não se contente com menos que isso: compartilhar a vida é viver plenamente. Faça da sua vida uma boa história de ser contada!

Share:

1 comentários:

  1. Obrigada pela oportunidade e por lembrar de mim. Foi um prazer falar um pouco sobre um assunto tão importante nos dias de hoje.

    ResponderExcluir

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support