-->

sexta-feira, 29 de março de 2019

Próxima de Completar 35 anos de Casada, Carmem Ferraz fala sobre as Mulheres, nesta série de matérias do Mês de Março

Três Mulheres Maravilhosas: ao centro Carmem Ferraz, com as filhas Carla e Ellen

Abaixo um Bate Papo Super Descontraído, com uma pessoa de grande coração: Carmem Ferraz. Ela nos fala do casamento com Carlinhos Ferraz, que em Maio vai completar 35 anos. Fala sobre os filhos, Ellen, Carla e Carlos Welkier, que são grande orgulho, e ainda aborda a questão das mudanças na vida das mulheres.

Nova Voz ONLINE - A participação das mulheres na sociedade e os direitos que foram adquirindo ao longo do tempo, mudaram bastante. Quais mudanças foram mais importantes, quando pensa no seu tempo de vida?

Carmem Ferraz – Foram muitas. Começou com uma conscientização da necessidade de lutar por direitos iguais, combatendo a discriminação, aumentando a participação feminina nas atividades políticas, econômica, sociais e culturais. Ao longo dos anos, fomos acumulando conquistas. Em 1985 foi criado o Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres. Hoje temos uma Secretaria Especial dos Direitos das Mulheres. Em relação as legislações, tivemos a conquista da Lei Maria da Penha e agora um novo tipo penal, o Feminicídio.


Nova Voz On Line – Uma coisa que mudou bastante é o número de mulheres na faculdade. O fato das mulheres terem estudado, se qualificado, tem que papel nessas mudanças, em sua opinião?
Carmem Ferraz – Sem melhorar o nível de escolaridade, ainda estaríamos numa posição de submissão. Como mulher, me sinto feliz em ver mulheres Juízas, Médicas, Empresárias. E também, é claro, dirigindo caminhão, pilotando aviões de grande porte. Tudo isto é fruto da melhoria do conhecimento. Até o final do século XIX, não nos era permitido aprender a ler e escrever. Comparado com agora, veja quanto crescimento.

Nova Voz On Line – No Mundo empresarial não foi diferente. Executivas como Helena Landau e grandes empresárias como Luíza Helena, do Grupo Magazine Luíza, são exemplo de mulheres empreendedoras. O que as mulheres querem, elas podem conquistar?
Carmem Ferraz – Com certeza. Assim como os homens. É preciso se preparar, se dedicar e ter foco. Quantas mulheres brilham em Itaocara, como empresárias, advogadas, médicas e diversas profissões? De novo: homens também. Sucesso ou fracasso, não tem relação com se é homem ou mulher. Tem relação com a seriedade como se faz as coisas. Quem se dedica, faz o melhor que pode, tem sucesso e quem fica lamentando, não atinge os objetivos.
Para Carmem e Carlinhos Família é o que existe de melhor
Nova Voz On Line – Por falar nisso, suas filhas sempre trabalharam nos empreendimentos de vocês. E até hoje, você é companheira do Carlinhos, em suas iniciativas. Sua família é um bom exemplo disso? Ou seja, que cabe as mulheres assumirem papel de protagonismo?
Carmem Ferraz – Minhas filhas são grandes mulheres. Tenho muito orgulho delas. Ambas já demonstraram capacidade, trabalhando conosco na Loja. Ambas casaram com ótimos genros. A Ellen nos fez – Eu e o Carlinhos – avós. Ambas são mulheres corajosas, capazes de conquistar o que querem. E meu filho também. Carlos Welkier, é Arquiteto formado e agora resolveu fazer Medicina e está em Buenos Aires, na melhor Universidade da Argentina. Sempre digo que Ser Mãe é uma dádiva de Deus. É quando ele nos permite ser completas e realizadas. Dá-nos Anjos para podermos chamar de filhos.

Nova Voz On Line – Quem tem o prazer de conhecer o casal Carlinhos e Carmem, nota que vocês dividem mesmo tudo. Na família, na loja, agora nos clubes União e Campestre, nos eventos sociais, nas ocasiões religiosas, estão sempre juntos. Achar um parceiro pra dividir a vida, continua sendo algo importante para as mulheres, apesar de todas estas mudanças que falamos?
Carmem Ferraz – Em minha opinião, apesar de todas as transformações que falamos, é muito bom encontrarmos um companheiro e construir uma família. Se eu não tivesse o Carlinhos, não teria nada, pois o mais importante de tudo o que temos, construímos juntos, ao longo do tempo. Por isso adoro estar com ele.
Em Dezembro de 2018, Carlinhos e Carmem foram juntos curtir o Show do Rei Roberto Carlos
Nova Voz On Line – Vocês estão casados faz quantos anos?
Carmem Ferraz – Em Maio vamos celebrar Bodas de Coral: 35 anos de casamento. Graças a Deus, todos estes anos foram vividos com muito amor, companheirismo e respeito. Enquanto respirar, quero estar ao lado do Carlinhos, cumprindo o juramento que fiz no altar da Igreja Católica. Lembro-me da citação bíblica: “Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe". (Matheus 19:06). Assim somos eu e o Carlinhos.

Nova Voz On Line – Acha que em relação a este aspecto, do casamento, algo mudou de significativo?
Carmem Ferraz – O tempo foi que mudou. Antes as mulheres queriam primeiro casar, ter filhos, constituir família. Agora essa busca tem acontecido mais na fase madura da mulher, quando ela já conquistou seu sucesso profissional. É mais adulta. Penso também que cada vez mais as mulheres, vão ser criteriosas com as escolhas. E eu concordo.

Nova Voz On Line – Neste mês de Março, que é um mês voltado as Mulheres, que mensagem deixaria para as outras mulheres, a partir da sua experiência de vida?
Carmem Ferraz – Eu diria pras mulheres busquem sempre ser felizes. Meu desejo é que todos os dias sejam cheios de bênçãos, alegrias e amor, com a harmonia divina tocando nossos corações com leveza e delicadeza, para que possamos desenvolver plenamente nossa sensibilidade. Somos símbolos do amor, por isso merecemos respeito. Com carinho, mas também com determinação, vencemos as pequenas lutas diárias. Um beijo pra todas e que Deus nos abençoe!


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support