-->

segunda-feira, 25 de março de 2019

O Ótimo Exemplo de Vida da Capitão de Fragata da Marinha do Brasil Shirlei Cristiane

Para quem duvida do quão importante é investir em Educação para melhorar a qualidade de vida, basta ler a história abaixo, de uma mulher fascinante: a Capitã de Fragata da Marinha do Brasil, Shirlei Cristiane. Graças ao estudo e a determinação, conseguiu conquistar seus sonhos, tendo recebido esse ano a importante condecoração Colar das Mulheres da Inconfidência Mineira, em reconhecimento a Excelência de seu trabalho como Professora e Militar.
A Capitã de Fragata Shirlei Cristiane condecorada com o Colar das Mulheres da Inconfidência Mineira
Nova Voz On Line - Como se sentiu ao receber o Colar das Mulheres da Inconfidência Mineira?
Capitão de Fragata Shirlei Cristiane - Fiquei muito feliz e lisonjeada, principalmente pelas razões da participação das mulheres neste importante fato histórico brasileiro. Sem dúvida alguma, é muito bom ter o trabalho reconhecido e perceber que estamos contribuindo para a sociedade de Minas Gerais.

Nova Voz On Line - Receber essa homenagem renova sua disposição de trabalhar pelo Brasil?
Capitão de Fragata Shirlei Cristiane – Nós, militares, estamos acostumados a cumprir as missões as quais somos designados sempre com o maior empenho e dedicação. Não pensamos e nem esperamos o reconhecimento, principalmente porque na maioria das vezes, o trabalho que executamos é silencioso, e a população, de modo geral, não percebe, no dia a dia, nossas ações. Porém receber elogios e reconhecimento é recompensador.

Nova Voz On Line - Você poderia nos contar sobre sua opção por ser militar e falar um pouco como é para a mulher fazer parte das forças armadas?
Capitão de Fragata Shirlei Cristiane - A carreira militar aconteceu na minha vida de uma forma muito especial. Após o término do Curso de Pedagogia, me encontrava como quase 100% dos jovens brasileiros, ao sair da faculdade, sem emprego e procurando novas oportunidades. Foi então que fiquei sabendo que haveria um concurso da Aeronáutica, para Oficiais do Quadro Temporário, para Pedagogia. Embora fossem apenas oito vagas, vislumbrei a possibilidade de ingressar nas Forças Armadas, mesmo que por apenas oito anos. Era o ano de 1997. Fiz a prova e fui aprovada.

Nova Voz On Line – Como foram as provas?
Capitão de Fragata Shirlei Cristiane - Segui todas as fases do certame, que são os testes físicos, testes médicos e análise de dados biográficos. No final, fiquei em segundo lugar. Por esse desempenho fui designada para servir na Academia da Força Aérea - AFA, que é a escola da Aeronáutica que forma Oficiais de Carreira, dos Quadros de Oficiais Aviadores (CFOAV), Intendentes (CFOINT) e de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF). Estive na AFA por quase três anos.

Nova Voz On Line – Essa experiência deve ter sido estimulante.
Capitão de Fragata Shirlei Cristiane – Sem Dúvidas. Com o decorrer do tempo, trabalhando na AFA, meu amor e admiração pelo trabalho desenvolvido nas Forças Armadas foi só aumentando. Então resolvi que gostaria de fazer parte deste time por toda a vida. A opção de sair deixou de existir. Resolvi fazer o concurso para a Marinha do Brasil (para o quadro permanente de Oficiais). 
A Capitã de Fragata, Shirlei Cristiane, com o Marido, o Coronel da Aeronáutica Alessandro Araújo e as filhas Sofia e Luíza
Nova Voz On Line – Outra prova difícil, não é mesmo?
Capitão de Fragata Shirlei Cristiane – Além de difíceis, eram apenas cinco vagas. Mesmo assim, fui aprovada na prova escrita e nas outras fases do certame. No ano 2.000, iniciei o Curso de Formação de Oficias da Marinha do Brasil. As Forças Armadas talvez sejam uma das instituições mais democráticas que existam, pois é um sistema meritocrático, na sua essência, não fazendo distinção entre homens e mulheres. Sinto-me muito valorizada como ser humano e reconhecida por todo o meu empenho e dedicação nestes 22 anos de serviço ao Brasil.

Nova Voz On Line - Sua intenção é seguir na carreira militar até a aposentadoria?
Capitão de Fragata Shirlei Cristiane – Tenho 22 anos servindo as Forças Armadas Brasileiras. É algo que amo fazer. Não consigo me imaginar em outra profissão. Enquanto puder, estarei na Marinha. Só irei me aposentar, quando não puder mais usar a farda que continua me orgulhando, como se fosse à primeira vez.

PROFESSORA DO COLÉGIO MILITAR

Nova Voz On Line – Como é ser professora do Colégio Militar?
Capitão de Fragata Shirlei Cristiane – Trabalhei por um período no Colégio Militar de Belo Horizonte, como Supervisora Pedagógica e me apaixonei pelo Sistema Colégio Militar do Brasil – SCMB, administrado pelo Exército Brasileiro. Os resultados não deixam dúvidas sobre o trabalho de excelência desenvolvido pelo Corpo Docente, Equipe de Apoio e demais integrantes dos Colégios. Bem como as ações permanentes da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial – DEPA, órgão encarregado de Planejar, Coordenar, Controlar e Supervisionar a condução da Educação Preparatória e Assistencial e a avaliação do processo ensino-aprendizagem nos Colégios Militares (CM).

Nova Voz On Line - Qual a diferença entre a Escola Tradicional e a Escola Militar?
Capitão de Fragata Shirlei Cristiane – Uma das principais diferenças entre as Escolas Tradicionais e os Colégios Militares é, sem dúvida alguma, a questão da disciplina e o desenvolvimento de valores éticos e morais. O projeto pedagógico do SCMB prioriza uma educação preparatória para a vida.

Nova Voz On Line – O que seria preparar para a vida, na visão das Escolas Militares?
Capitão de Fragata Shirlei Cristiane – É capacitar todos os alunos à busca ética da felicidade e da realização pessoal. Preparar para a sociedade do futuro, marcada pelo avanço tecnológico, pelo mercado de trabalho volátil e competitivo, onde a posse do conhecimento não é suficiente, mas, também, a flexibilidade de seu emprego em conjunção às relações interpessoais. Preparar para a vida é ocupar-se em formar jovens ativos e criativos, autônomos e autores, providos de competências, habilidades e de valores éticos e morais cultuados pelo Exército Brasileiro. Ou seja, indivíduos mais responsáveis, atuantes e transformadores. Obviamente outros aspectos são importantes e fundamentais, tais como a alta qualificação dos professores, salas de aulas adequadas, laboratórios, incentivo aos esportes e um sistema meritocrático que reconhece o empenho individual dos alunos que se destacam nas diversas atividades que são oferecidas pelos Colégios Militares.

Nova Voz On Line – Além da senhora, o seu marido também é militar. Como Mãe, busca influenciar para que suas filhas sigam a carreira militar?
Capitão de Fragata Shirlei Cristiane – Na minha casa incentivamos as nossas filhas a serem seres humanos do bem. Que respeitam as outras pessoas. E o mais importante: queremos que elas sejam felizes na escolha profissional que fizerem. Acredito que a convivência com o meio militar por si só, já seja um bom incentivo. Elas participam em cerimonias que vamos e tem toda a vivência familiar diária com dois militares. Acredito já seja uma boa influência. Mas no final, como disse, o que queremos, é que sejam felizes.

DEDICAÇÃO AOS ESTUDOS MUDA A VIDA

Nova Voz On Line – A senhora sempre gostou de estudar?
Capitão de Fragata Shirlei Cristiane – Desde pequena tinha objetivos traçados. E isso incluía independência financeira e uma vida estabilizada, que me proporcionasse fazer planos a longo prazo. Filha de pais humildes (minha mãe é costureira e meu pai é marceneiro), sempre acreditei que a educação era o único instrumento de transformação social que eu poderia me apropriar. Me empenhei em estudar e aprender o máximo que pudesse. Estudei em escolas públicas, em mais de cinco cidades diferentes. Mas estava sempre antenada, buscando novas oportunidades. Sabia que uma chance, algum dia, ia aparecer, mas só iria aproveitar se estivesse preparada.

Nova Voz On Line – Pode nos falar dos principais cursos que a senhora fez?
Capitão de Fragata Shirlei Cristiane – O Curso Superior foi realizado na Universidade do Estado do Pará. Estava sempre disposta a realizar os trabalhos. Fiz processos seletivos para a função de monitoria, desenvolvi projetos para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Enfim: fui uma estudante ativa e envolvida nas atividades acadêmicas do meu curso, aguardando apenas uma oportunidade para aplicar os conhecimentos e saberes adquiridos.

Nova Voz On Line – Que Mensagem deixaria aos leitores da Nova Voz On Line?
Capitão de Fragata Shirlei Cristiane – O grande filosofo Sêneca escreveu: "sorte é o que acontece quando a capacidade encontra oportunidade". Foi assim que aconteceu comigo. Gostaria de dizer para as pessoas que elas nunca devem desistir dos seus sonhos. Trabalhe duro! Invista em si mesmo! Acredite nas suas potencialidades! Nunca deixe que outras pessoas determinem, ou mesmo digam quem você é, ou deva ser. Seja protagonista da sua vida. Todos os dias temos a oportunidade de escrever uma nova história. Graças a isso, JAMAIS devemos nos deixar abater pelos obstáculos e pelas dificuldades. Então, o que diria aos leitores da Nova Voz On Line é: não permita que os percalços da vida roubem os seus sonhos. Lute! Reaja! O meu caminho até aqui não foi fácil, mas eu venci e você também pode vencer.

Share:

3 comentários:

  1. Orgulho-me de ter podido trabalhar com uma pessoa tão determinada como a Shirlei .Quando chegou ao Colégio Militar de Belo Horizonte,achava muito séria e de pouca conversa.Não demorou muito para perceber quem era ela.Competente profissional que soube me conquistar com seu carinho.No dia de sua despedida no Colégio,esse carinho ficou mais do que comprovado .Estava me aguardando para uma confraternização.Esse momento ficará registrado em minha memória como sinônimo de amizade.Abraços e saúde sempre.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns autoridade. Tive o privilégio de servi no CIAAN com a senhora.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de suas declaraçoes colega guerreira sempre falei a minha filha praticamente usando suas palavras hoje minha filha tb reilizada o dia que nos encontrarmos mostrarei a voce a mensagem que ..ela escreveu para mim bjs frlicida

    ResponderExcluir

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support