-->

sexta-feira, 1 de março de 2019

Um Orgulho para Itaocara: Nandão, Campeão Sul Americano de Jiu-Jitsu


Está surgindo em Itaocara uma geração de grandes campeões no Jiu-Jitsu. Domingo, publicamos matéria com o Vice Campeão Sul Americano, Victor Gomes. Hoje trazemos aos leitores, bate papo com Fernando dos Santos, Campeão Sul Americano da categoria Pesadíssimo. Nandão – como os amigos o chamam – fala de superar primeiro a si mesmo, para então vencer o adversário e ser campeão. Leia abaixo.
O Campeão Sul Americano de Jiu-Jitsu, Nandão, com o Pai José Carlos e a Mãe Alderinda
Nova Voz On LinePode nos falar sobre como foi a competição que lhe levou a conquistar o Sul Americano?
NandãoMais de quinhentos atletas participaram, divididos em categorias. Os melhores da América do Sul. Competidores de alto nível. Foi dureza (risos)!

Nova Voz On LineO mais difícil foi o seu adversário da final, ou já antes, experimentou oponentes que lhe deram trabalho?
NandãoNa minha categoria, de pesados, não existe adversário fácil. Se desconcentrar por um segundo – sem exagero – perde a luta. O que me deixou mais feliz, em ganhar o título, foi justamente o alto nível dos adversários. Antes de vencer o outro, aprendi com o Jiu-Jitsu, é preciso vencer a nós mesmos, as nossas limitações. Eu consegui isso, com ajuda de Deus.

Nova Voz On LinePode nos contar sobre sua preparação? O quanto treinou, para esse Sul Americano?
NandãoBusquei trabalhar em cima dos meus pontos fracos, aprimorando os fundamentos. E nos pontos que naturalmente sou forte, treinei para multiplica-los, aumentando a força e a agilidade. Nos combates, busquei entender o adversário e aplicar na hora certa, os golpes. Graças a Deus, consegui êxito e trouxe para Itaocara, o Campeonato Sul Americano de Jiu-Jitsu.

Nova Voz On LineQual é a importância da concentração, do foco, durante as lutas?
NandãoO esportista que compete, especialmente em campeonatos de alto nível, como o Sul Americano, não tem o direito de errar. Errou, perdeu. Então, a concentração é FUNDAMENTAL. Mesmo se estiver bem fisicamente, for forte, estiver naquele momento MONSTRO, se pisar no tatame com a mente noutro lugar, olhando pra ontem, vai perder. A diferença entre os desportistas que competem é muito pequena. O adversário está lá pra te derrotar. Necessário saber disso e lutar 100% focado.
No lugar mais alto do pódio, o Itaocarense Nandão
Nova Voz On LineQuando iniciou a competição, imaginou que sairia Campeão Sul Americano? No final, depois de tudo, dos treinos, das renuncias necessárias à preparação, de sair vencendo, adversário, após adversário, quando o Juiz apontou para você, confirmando-o como Campeão Sul Americano, o que sentiu? O que passou pela sua cabeça?
NandãoFui pra esse campeonato determinado, com um único objetivo: SER CAMPEÃO. Consegui manter meu psicológico firme, minha mente blindada, assim tudo flui. Cheguei a ultima luta, respirei fundo, me visualizei no lugar mais alto do pódio. Venci o cansaço físico e as dores. Fui dar o ultimo gás para vencer o adversário da final. Quando o Juiz levantou minha mão e me declarou Campeão Sul Americano Faixa Azul Pesadíssimo foi uma sensação de alegria indescritível. De missão cumprida. Também alivio, pois estava a um ano parado, devido a uma lesão nas costelas. Como disse: venci principalmente a mim mesmo, as minhas limitações, foi assim que me tornei campeão.

Nova Voz On LineE agora? Quais os próximos passos?
NandãoContinuar treinando, continuar dividindo e multiplicando o que aprendi com o Jiu-Jitsu. Mostrando que é mais do que uma luta. É uma filosofia de vida que ensina, principalmente, respeito a todos. É o que amo fazer. Logicamente, continuar competindo e conquistando medalhas.

Nova Voz On LineAlém de você, o professor Victor Gomes (Victão), conquistou o Vice Campeonato Sul Americano. Itaocara, conhecida como terra de escritores, poetas, músicos, esportistas como Tuplet Seabra de Vasconcellos, agora é terra de grandes lutadores?
NandãoEu vi que vocês tinham feito essa pergunta ao Victão, na entrevista que ele também deu a Nova Voz On Line. Acho que estamos fazendo história. O município tem grande potencial, para lutadores de Jiu-Jitsu com condições de chegar a competições de alto nível e trazer campeonatos. Divulgar o nome de Itaocara, como era na época do Tuplet, nosso grande corredor. Obrigado a Prefeitura por entender isso e nos apoiar.

Nova Voz On LineO Victão é fera?
NandãoDemais. Sou Mega Fã. Aprendo bastante com o Victão. É um Mestre, no melhor sentido da palavra. Agradeço a ele pelo trabalho excelente que está realizando, formando campeões.

Nova Voz On LineFique à vontade para os comentários finais.
Nandão - Primeiramente agradeço a Deus, pois sem ele nós não somos nada. Quero agradecer também a Nova Voz On Line por nos dar destaque, nos fazer sentir valorizados. Isso é um grande incentivo para continuarmos. Permaneçam divulgando o Jiu-Jitsu, nossos grandes campeões, e os demais esportes que existem no município. Agradeço a minha família. Meu Pai José Carlos e minha mãe, Alderinda Santos. Eles são as duas pessoas que mais amo. Sem eles, nada seria possível. Muito obrigado! Não posso deixar de agradecer a Prefeitura de Itaocara, especialmente ao Secretário de Esportes, Jelsimar, que viabilizou o transporte. Muito obrigado mesmo! O Jhonatan, motorista, que nos levou e foi super bacana o tempo todo conosco. Também ao meu amigo particular, o Vereador Jaderson, por sempre estar me incentivando. Grato a todo pessoal de Itaocara. O título Sul Americano não é só meu. Eu fui lá, lutei e venci. Mas o título é nosso. Sintam-se todos campeões Sul-Americanos.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support