-->

domingo, 19 de maio de 2019

A Escritora Valéria Leão fala sobre seu livro, "Compartilhando Sentimentos Para Não Sufocar Com As Palavras"

A Escritora Itaocarense Valéria com a Mãe Nely Souza Leão
Prefaciado pelo escritor, poeta e romancista, Enéas Quintal e com as orelhas escritas pela Professora Viviane Faria (recentemente entrevistada pela Nova Voz On Line), o livro Compartilhando Sentimentos Para Não Sufocar Com As Palavras da Advogada e Escritora Valéria Leão é uma coleção de crônicas que tratam sobre o dia a dia, uma obra voltada a demonstrar que podemos superar nossos obstáculos, por mais difíceis que sejam as circunstâncias. Não podemos deixar de ressaltar, que Valéria é filha do saudoso Sr. Ataíde Faria Leite, que foi Vereador por diversos mandatos em Santo Antônio de Pádua e o primeiro Prefeito do município de Aperibé.

Nova Voz On Line – Em resumo, do que trata o Livro COMPARTILHANDO SENTIMENTOS PARA NÃO SUFOCAR COM AS PALAVRAS?
Valéria Leão - Eu poderia, resumidamente, dizer que se trata de um livro de crônicas, que não tem maiores pretensões em relação ao mercado literário, porém, essa não seria uma verdade por inteiro. Com meus textos, sobre os mais variados temas, pretendo compartilhar com o leitor um pouco, do muito, que eu vi e vivi nessa grande jornada chamada vida.

Nova Voz On Line – É sua primeira experiência como autora?
Valéria Leão - Esse é o meu primeiro livro publicado, porém, posso dizer que escrevo desde sempre. Lembro-me que, na minha infância, minha mãe dizia "essa menina quando crescer vai ser escritora ou jornalista". As mães sabem das coisas. Não é mesmo?
O Livro que não pode faltar na sua coleção
Nova Voz On Line - O que a levou a escrever?
Valéria Leão - A motivação para escrever pode ser traduzida pelo próprio título do livro: compartilhar sentimentos para não sufocar com as palavras. Como recebo um retorno muito positivo dos meus leitores nas redes sociais e, acho muito gratificante essa troca de experiências, achei que tinha chegado a hora de cumprir a profecia da minha mãe, Dona Nely Souza Leão. Não é por acaso que a crônica que abre o livro leva esse título - Profecias de uma mãe, e narra essa história.

Nova Voz On Line – Qual importância de buscar achar, no dia a dia, soluções e mesmo alento, para os desafios da existência?
Valéria Leão - Uma importância fundamental para nos mantermos firmes na busca pela nossa evolução pessoal e na construção de um mundo melhor, para todos nós, e para as próximas gerações. Fé, resiliência e otimismo, são essenciais para enfrentarmos os desafios nossos de cada dia.

Nova Voz On Line – Ao saber sobre suas experiências, acredita que os leitores vão se identificar e se estimular para continuar com otimismo a luta da vida?
Valéria Leão - Minhas crônicas são baseadas em experiências pessoais, mas, em regra, são comuns e universais. Família, saudade, vitórias e derrotas, alegrias e tristezas, tudo isso, faz parte dessa nossa jornada. Desejo, sinceramente, contagiar os leitores com uma boa dose de esperança e otimismo. Sobrevivi, literalmente, a uma grave enfermidade, sem nunca questionar a Deus. Sem pergunta: “Senhor, Por que comigo?”. Foram tempos difíceis, mas, sempre busquei me manter otimista. Durante todo aquele período de fragilidade física, sempre pensei: “eu tenho essa doença, mas essa doença não me terá”. Se eu conseguir tocar um único coração com esse testemunho de fé e otimismo, a publicação de meu livro, já terá valido a pena.

Nova Voz On Line - Qual intersecção vê entre sua atividade profissional, como Advogada, e sua função de escritora? Ou são simplesmente talentos distintos, numa mesma pessoa?
Valéria Leão - A advogada está limitada pelos parâmetros formais e legais, sobrando pouco espaço para a criatividade e a imaginação. A letra fria da lei, por vezes, permite ser mitigada com uma dose de emoção. Contudo, nem sempre isso é possível (ou desejável). A escritora pode "viajar" até à infância compartilhada com tantas pessoas queridas na nossa Coronel Pitta de Castro; pode soltar as amarras da realidade e sonhar com um mundo mais solidário. Escrever sobre as nossas questões humanas, questionando os nossos erros ou, valorizando nossos acertos ou, simplesmente, divagando sobre alguma utopia, é, para mim, fonte inesgotável de aprendizado. Eu diria que ambas convivem pacificamente. Rsrsrs...

Nova Voz On Line – O seu livro é sobre o Dia a Dia. Peço que faça um exercício de imaginação. Pense em alguém lendo o que escreveu, daqui a Cem Anos. Esse leitor vai descobrir o que, através do seu livro, sobre nossa época?
Valéria Leão - Que, muito embora, tenhamos vivido em tempos difíceis, a força do bem era infinitamente maior do que a força do mal. Que, mesmo com o país polarizado e partido, existiam pessoas que buscavam a pacificação e conciliação de interesses em prol do bem comum. Sem nenhuma falsa modéstia, é esse olhar que espero que seja lançado sobre nós em algum lugar do futuro.

Nova Voz On Line – Para terminar esse bate papo, como mulher, mãe, advogada e escritora, o que diria ao público de forma geral, que quiser ler algo voltado ao mundo Real e pensar no seu livro como opção?
Valéria Leão - Acredito que os textos, Conselhos de Dinda (pagina 43) e A felicidade está na rotina (pagina 51), respondem a essa pergunta. Em ambos os textos procuro passar uma mensagem positiva e real do quanto à vida pode ser levada de forma simples e descomplicada, desde que, estejamos dispostos a fazer a nossa parte, com alegria e porções generosas de empatia.

Share:

1 comentários:

  1. Foi com muita alegria que concedi essa entrevista ao jornalista Ronald Thompson. Agradeço pela linda matéria e pela cuudadosa edição.

    ResponderExcluir

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support