-->

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Ser Mãe, um texto da 'Menina das Palavras Bonitas', Viviane Faria, Mãe do Gustavo e Filha da Dona Nely Souza Leão

Viviane com sua Mãe querida, Dona Nely Souza Leão
Algumas amigas dizem que sou “a menina das palavras bonitas”. Acho que elas são um pouco exageradas. Não tenho nenhum dom especial. Mas realmente gosto de escrever. Ao receber o convite da Nova Voz On Line para falar sobre maternidade em seu blog, confesso que me senti muito lisonjeada, porém, com dificuldade para encontrar as tais ”palavras bonitas” que consigam expressar o significado de Ser Mãe. Vou tentar ...

Meu nome é Viviane Faria Leite Vieira. Sou filha do saudoso Primeiro Prefeito de Aperibé, Ataíde Faria Leite, e da maravilhosa Nely Leão. Deles herdei, desde sempre, um amor exagerado especial pelas crianças, o que me levou a começar aos 18 anos, na Creche Municipal Vovó Maria Wérber de Oliveira Sardinha, minha trajetória pelo mundo da Educação Infantil.

Ali, na querida “Creche do Porto”, que se tornou minha segunda casa, tive minhas primeiras lições sobre SER MÃE. Ao trocar muitas fraldas, dar banhos, alimentar muitos bebês e crianças pequenas, ninar, acalentar com colo e palavras doces, fui aprendendo a cuidar, com muita responsabilidade e carinho, daqueles tesouros a mim confiados.

O exercício do magistério em uma creche promove um crescimento que nenhum curso de graduação pode oferecer. Eu tenho orgulho de hoje ser uma profissional pós-graduada na minha área, mas isso não é o mais importante. O que me enche mesmo de alegria é saber que sou conhecida como a “tia Vivi” e saber que meus pequenos gostam de mim e que seus pais confiam no meu trabalho. Meu coração adotou muitos “filhos” nesses quase 18 anos de caminhada.
Viviane e seus dois grandes amores, o filho Gustavo e o Marido Thiago
Em 2007 Deus me proporcionou a alegria de encontrar um homem especial chamado Thiago Pereira Vieira. Desde então é com ele que divido as alegrias e tristezas, a vida e os sonhos. Em 2011 fomos abençoados com a chegada do nosso maior presente, Gustavo, que veio dividir nossas vidas em antes e depois, que mudou completamente a rotina dos nossos dias, que nos fez novas criaturas e que me fez entender que não há nada mais nobre, mais bonito e mais delicado que SER MÃE.

Gustavo veio me fazer reviver no momento em que tudo à minha volta era escuridão. Deus foi tão generoso comigo, que quando me despedi do meu pai, por quem tinha grande amor, ele me entregou meu filho.

No dia 27 de setembro Gustavo nasceu e eu renasci. A agitação da rotina de cuidados com um recém-nascido trouxe luz e cores alegres para nossa casa. O cheirinho de bebê perfumou intensamente cada cantinho dos meus dias. Como é gostoso e intenso ter um bebê em nossa vida, mas como tudo isso passa rápido e eles crescem.

De repente surgem os primeiros dentinhos, as primeiras palavras, os primeiros passinhos ... A creche, ops! Já foi para escola! E piscamos os olhos, a leitura das primeiras sílabas, das primeiras palavras, chegou à festa do livro, tanta preparação, já passou! E quando menos se espera se abre agenda e estão lá marcadas as primeiras provas. Confesso que nesse dia tremi e meus olhos se encheram de lágrimas. Como assim? Provas? Já? E olho para o meu menino sentado no sofá, começando a perder o jeitinho de criança, enorme, fazendo perguntas mais bem elaboradas, tirando suas próprias conclusões diante das situações e meu coração se aperta.

No decorrer desses sete anos quantas coisas lindas já vivemos. Mas passamos também por momentos complicados. De medo, de angústias, de sustos, de culpa, diga se de passagem. Quanta culpa cabe no coração de uma mãe? Por mais que façamos o melhor, sempre haverá o momento em que achamos que poderíamos ter feito mais.

São nesses momentos difíceis, que Gustavo me faz mais tolerante, me ensina controlar a ansiedade. Quando algumas situações me obrigaram a viver um dia de cada vez. Ele me ensinou a ouvir mais, a ter mais fé, a não desistir diante das dificuldades. Ele me fez mais forte, ele me faz melhor.

A minha rotina é bem agitada: casa, trabalho, igreja, atividade da escola, fonoaudióloga, catequese e hoje tenho ainda a honra (e alegria) de cuidar daquela que me deu a vida, me fez gente e me ensinou, com seu belo exemplo, sobre a força e a garra que brota do Amor de Mãe. A minha Mãe, Nely Souza Leão.

Às vezes eu fico cansada. Sou humana. E às vezes até me culpo por estar cansada, mas logo passa, por que eu sou imensamente grata pela vida que tenho. É uma benção ter minha mãe perto de mim, ter um marido companheiro, a casa toda “decorada” por brinquedos, um emprego, saúde para correr para lá e para cá e, sobretudo, é um presente ter sido escolhida por Deus para ser a mãe de um menino tão especial e encantador.

SER MÃE é uma dádiva, uma alegria, a única coisa que eu gostaria de ter o poder de mudar, é a velocidade do tempo.  Como eu queria que ele passasse um pouco mais devagar só para ter meu menino, menino por mais tempo, mais tempo pertinho de mim.

Quero encerrar lembrando a todas as mamães do quanto nossa missão é importante e de que devemos ter consciência de que cada uma de nossas ações reflete diretamente na vida de nossos filhos.

Sendo assim, vamos ter a responsabilidade de dar bons exemplos, de dizer não para eles sempre quando for necessário. De ensinar limites e valores. Que possamos ainda encontrar tempo para brincar mais, abraçar mais, porque no final das contas, o que ficará na memória das nossas crianças não são os brinquedos caros que ganharam, mas sim os momentos de afeto e de brincadeiras em que eles se sentiram especiais.

Que Deus possa abençoar a cada mãe, dando força sabedoria e saúde para luta diária e que Maria, mãe de Jesus, interceda sempre por nossas famílias.

Quero aproveitar a oportunidade para deixar meu abraço especial à minha amada mãe Nely, a pessoa mais elegante e delicada do universo; à minha segunda mãe, “Dinda” Valéria, que sempre cuidou de mim com amor de mãe e à minha sogra, Marilza Berriel, que me acolheu como filha desde a primeira vez que me viu.

Para minha amiga Rosimar Cunha deixo um beijinho e meu agradecimento por me indicar como uma Supermãe. Tia Rosi, exemplos de mãe e de filha como você é que me ajudam na busca de ser melhor a cada dia.

Feliz Dia das Mães para todas as mamães que dedicaram um tempinho para ler minhas simples palavras.

Até a próxima!
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support