-->

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Drª Maria Luíza Obino Niederauer Lembra as Avós, Luíza e Ophélia e fala sobre os Netos Bernardo e Guilhermina

A vovó Maria Luíza com os netinhos Bernardo e Guilhermina
Nos contar sobre suas Avós e falar sobre seus Netos. Esta foi à proposta que apresentamos a Drª Maria Luíza Obino Niederauer, uma pessoa que conquistou o respeito e a admiração dos moradores da nossa Aldeia da Pedra, durante o período que foi Juíza Titular da Comarca de Itaocara, marcando sua atuação com sabedoria nas decisões e, especialmente, pela participação na vida do Município.

Nova Voz On line – Depois de ser Mãe, o que diferencia ser Avó?
Drª Maria Luíza – É complicado explicar o desejo de ser MÃE. Talvez cada mulher viva a experiência de sua forma. Mas pra mim significou a razão do meu existir. Não tenho dúvida alguma de que me completei ao me tornar Mãe. Quanto a ser AVÓ, os acontecimentos vieram bem devagar. Dois filhos, casamentos desfeitos e nada de netos. Chegaram quando eu já́ estava na casa dos sessenta, o que para quem casou com dezoito anos, a coisa já́ estava seríssima. Eu quase perdendo as esperanças (risos).

Nova Voz On Line – Ser avó foi FANTÁSTICO então?
Drª Maria Luíza – Minha Conclusão é que ser AVÓ representou uma condecoração. Deus e os meus filhos me deram como maior presente de toda minha história, os meus netinhos, Bernardo (BE) e Guilhermina (MINA). Os diminutivos seguem uma tradição de São Paulo, onde eles moram. Eu viajo entre o Rio e São Paulo, para me encontra-los e com os filhos, claro. Se não falar isto, os filhos ficam com ciúmes (risos).
O aniversariante Bernardo, muito bem arrumado com a camisa do Flamengo, com Maria Guilhermina, Cristina Prates, Marcos Prates, Gilberto Ody Niederauer, a vovó Maria Luíza e Márcia Obino Niederauer
Nova Voz On Line - Quais lembranças têm das suas avós?
Drª Maria Luíza – Minhas AVÓS foram LUÍZA e OPHELIA e as lembranças são muitas. Convivi mais com a minha avó materna LUÍZA, nascida na Itália, que veio para o Brasil com treze/quatorze anos. Quanto à avó paterna, OPHELIA, nascida em Recife, que morou no norte (Manaus) e no sul (Porto Alegre), seu pai era Juiz Federal. Minhas Avós eram pura dedicação aos filhos, cada uma a seu modo. A Ophélia ligada à arte (musica e pintura), quando precisou era de onde tirava o sustento. A Luíza, uma mama italiana excelente na culinária. Responder é relembrar. Que ótimo!

Nova Voz On Line - O que aprendeu com seus avós, que hoje, como avó, busca ensinar aos seus netos?
Drª Maria Luíza – Ser avó ou ser avô, eu acredito, é ser máxima doadora de amor. Dizem até que as vovós e os vovôs “estragam” os netos pelos mimos. Não vejo assim. Ocorre que Mães e Pais precisam ser rigorosos, pois algumas vezes necessário chamar atenção para educar. Acabamos (as vovós) tendo papel de mediadoras. Mas sim, em determinados momentos cedemos e servimos a sobremesa antes da refeição (risos).

Nova Voz On Line - Quando olha para seus netos e pensa nos seus avós, certamente nota a imensa diferença de realidade dos Mundos. Quer em valores, quer em avanços relacionados às tecnologias. Ser o elo entre estes dois tempos gera que tipo de reflexões?
Drª Maria Luíza – Eu acredito que é necessário seguir a época. As mudanças que acontecem precisam ser acompanhadas por idosos, adultos, jovens e criança. E o que gera soluções para os impasses, aprendi na minha experiência de vida, é o Diálogo e o Amor. Isto não pode faltar. Na época dos meus avós e agora, na época dos meus netos, compreensão e respeito, continuam sendo o fundamental.

Nova Voz On Line – Quando olha para os filhos e pensa que eles lhe promoveram a condição de vovó, o que gostaria de dizer-lhes, nesta época especial do ano?
Drª Maria Luíza – Meus filhos são maravilhosos. Ao longo da vida foram demonstrando que são pessoas fantásticas, pelas quais tenho grande orgulho de ser Mãe. Faz-me imensamente feliz vê-los felizes. E ainda me promoveram a condição de vovó. Busquei ser uma Mãe o mais devotada possível, assim como me esforcei para que meu Pai e minha Mãe, recebessem meu amor e carinho. Eu acredito que SÓ O AMOR CONSTRÓI. Quem doa a amor, recebe de volta e em dobro, é a experiência que tenho com meus filhos.

Nova Voz On Line - Como Mãe e Avó, por favor, deixe aos leitores da Nova Voz On Line, uma mensagem para o Dia das Mães, das Vovós, das Bisavós e etc., que se aproxima.
Drª Maria Luíza – Eu amo Itaocara. Meus anos como Juíza do Município foram marcados por ótimos momentos. Como CIDADÃ ITAOCARENSE (por Título Concedido pela Câmara do Município), como MÃE e AVÓ, desejo a todas as MÃES, AVÓS e BISAVÓS de ITAOCARA e de Todos os Lugares, muito AMOR, SAÚDE, PAZ e FELICIDADES, não só́ no dia 12 de maio de 2019, mas ao longo de suas existências. FELIZ DIA DAS MÃES!!!

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support