-->

sábado, 25 de maio de 2019

JC – Um dos Youtubers mais conhecidos do Brasil, direto da Carolina do Sul, no EUA, onde mora desde 2007

O brasileiro João Carlos da Silva é um dos Youtubers mais ativos nas redes sociais. Direto do Estado Americano da Carolina do SUL, está sempre trazendo novidades, que vão desde assuntos da grande mídia, até um passeio nos supermercados, onde é possível comparar preços de produtos com o Brasil. Ele é casado com a americana Mindy Mixon da Silva e abaixo nos conta um pouco sobre a grande aventura que é a sua vida.
JC com a esposa Mindy e a filha Mayara
Nova Voz On Line – Sempre foi seu plano viver fora do Brasil?
JC – Rapaz, essa é uma história interessante. Eu sou cristão. Acredito muito em Deus. Acho que as coisas terminam acontecendo quando tem que acontecer. Houve sim uma fase, em que quis muito imigrar, vim viver nos EUA. Mas o tempo foi passando e praticamente havia esquecido. Porém, um grupo de missionários americanos da minha Igreja, veio ao Rio e eu fui ajudar na recepção, na organização. E então conheci a Mindy (uma americana). Ajudei como tradutor do grupo. E fomos conversando, conversando e fui me apaixonando por ela. Isto em 2004. No ano seguinte, 2005, ela voltou. E voltou novamente em 2006. E ai foi demais pro meu coração ... risos. Em 2007 vim para os EUA e nós nos casamos. Sou muito feliz ao lado dela. Uma grande mulher. Ótima companheira. Parceira das minhas aventuras. Dos meus sonhos.

Nova Voz On Line - Como foram os primeiro dias, os primeiros meses, vivendo nos Estados Unidos da América?
JC – Muito difíceis. Especialmente os primeiros dois anos. Tive que me adaptar a comida, aos costumes, a vida social e etc. Confesso que levei uns dois anos, até me sentir integrado na América. Assim que desci do avião em Atlanta, olhei em volta, pisando pela primeira vez em solo americano, me lembro que chorei. Bateu um sentimento de perda. De não estar mais no Brasil, meu país. Senti um flash back de tudo que tinha vivido até então.

Nova Voz On Line – O que foi mais difícil e o que foi mais fácil, nessa nova vida?
JC – Perdão, mas fácil, não consigo lembrar nada. Eu sabia falar inglês. Mas é muito diferente qualquer curso, de você vir e ter que dialogar com os falantes nativos. Existem as gírias, as formas coloquiais, que só fazem sentido no dia a dia. E do que eu fui trabalhar? De motorista de ônibus escolar. Ou seja, precisava conversar diariamente com alunos e pais de alunos. Crianças falam rápido. O ouvido precisa estar atento. Vai dirigir e tentar entender o que estão falando ... risos. Hoje é até engraçado relembrar.

Nova Voz On Line – Que dureza!
JC - Gente, não é lamento tá? Pelo contrário! Só que quem ler nosso bate papo e pensar em imigrar, tem que saber que o mundo aqui não vai se adaptar a você. Pensar isso é uma ilusão. Você quem tem que se adaptar ao jeito de viver de qualquer país que imigrar. Mesmo se mudar de uma região para outra do Brasil. Imagina o Gaúcho que muda para o nordeste ou vice-versa. Trocar o “tché”, pelo “oxente”, também deve ser bem complicado.

O Canal JC FAMILY USA
JC preparado para uma live direto da Carolina do Sul
Nova Voz On Line – Seu canal do YOUTUBE é um grande sucesso. São mais de 65 MIL inscritos. Como começou essa história?
JC – O Canal foi mais um desafio. Tentar passar a experiência de um brasileiro que realizou o sonho de muitos, vindo viver no país mais rico do Mundo. Penso que isto é bem diferente de ler as notícias oficiais, nos canais tradicionais de notícia. Muitas vezes vou ao supermercado, para mostrar o preço dos produtos aqui. Coisa que a grande imprensa não faz. E as pessoas gostam. Comentam. Pedem vídeo. É algo que me deixa muito feliz fazer.

CLIQUE AQUI!!!: CANAL DO JC NO YOUTUBE

Nova Voz On Line – O que mais lhe motiva fazer os vídeos e as lives?
JC – Eu gosto de levar uma opinião sem manipulação. Feita por quem não vive na parte de cima. Atualmente tenho buscado repercutir notícias, como a do estudante que em seu discurso de agradecimento na formatura, anunciou que pagaria toda dívida do crédito educativo de seus colegas, no valor de 30 Milhões de Dólares. O americano tem muito disto. Um senso de filantropia que não é comum no Brasil. Este vídeo que fiz, repercutiu bastante. Só dois dias depois foi notícias nas principais mídias do Brasil.

Nova Voz On Line – Volta e meia tem uns atritos, né? (risos)
JC – O que? Muito ruído na comunicação com a massa ... risos. Faz parte. Tem comentários e manifestações que são mesmo muito complicados. Desde que não tenha ofensa, eu não ligo. Agora, se ofender, ai eu apago e excluo. Em todo lugar fundamental ter educação para conviver, mesmo no meio digital.

Nova Voz On Line – Quais os temas que mais gosta de debater?
JC – Boa parte das lives aborda o cenário político e econômico nos EUA. Não só os índices oficiais. Especialmente o dia a dia, das pessoas comuns, como eu. Gosto muito de fazer lives móveis, mostrando o lugar onde moro, aqui na Carolina do Sul.

O Lugar Onde os Sonhos se Tornam Realidade
JC com Jim Costa da CNN em recente visita de Trump a Carolina
Nova Voz On Line – Você não parou de estudar. Terminou o ensino médio e agora está cursando a universidade. Estas conquistas são sonhos realizados?
JC – Pude concluir meu ensino médio aqui. Foi realmente uma grande vitória. Encheu meu coração de felicidade. Estou matriculado no curso de Gerenciamento de Redes de Computadores. Neste período dei uma segurada, pois surgiu uma oportunidade de trabalhar como UBER. E aqui é a América. Sempre bom ganhar mais um dinheirinho. O estudo também estava bem puxado. Mas, se Deus quiser, vou voltar e concluir. Tem uma frase conhecida por todos: “the place where your dreams come true”. Ou seja, “o lugar onde seus sonhos se tornam realidade”. Este lugar são os Estados Unidos da América.

Nova Voz On Line – Na última eleição americana, você gravou um vídeo indo votar. Qual foi o sentimento?
JC – Eu sou cidadão americano. Tenho direito de votar e ser votado. Ser cidadão, aqui, tem um gosto diferente. Primeiro porque não é obrigatório ir votar. Para ter uma ideia, em muitos postos de votação, por todo país, você ganha um distintivo, demonstrando que votou. E as lojas oferecem inclusive lanches e outros brindes, para quem vai as urnas. Coloquei meu paletó e fui à urna feliz, ajudar a escolher o homem mais importante do Mundo: o Presidente dos Estados Unidos. Foi bem emocionante.

Nova Voz On Line – Quais conselhos daria a quem sonha imigrar, seja para os Estados Unidos, seja para outro país?
JC – Não se iluda! Sem dúvidas, aqui é um país cheio de oportunidades para transformar os sonhos em realidade, como escrevi acima. Mas não tem direitos trabalhistas, não tem SUS, não tem nada disto. Aqui, para conquistar seus sonhos, precisa trabalhar muito. Às vezes sábados e domingos. Muitas vezes nos feriados. Em alguns lugares da América, por exemplo, é comum, no dia 1º de Janeiro, ver lojas e comércio aberto. MESMO SENDO FERIADO. E os funcionários não trabalham de má vontade. Pelo contrário. Estão ali, porque existe oportunidade para ganhar dinheiro. Então faça planos. Se esforce. E venha ciente de que a realidade aqui é muito diferente do Brasil. Se tiver condições de vir ficar um tempo, como turista, só pra saber como são as coisas, melhor.

O BRASIL e a Esposa Mindy
JC e Mindy exibem o boton de participação na última eleição nos USA
Nova Voz On Line – E o Brasil? Pensa em voltar algum dia para viver, ou somente passeio?
JC – Pergunta difícil de responder. Eu sou brasileiro. Amo meu país natal. Mas moro aqui faz 12 anos. Acho que retornar, me obrigaria a uma nova adaptação. Lógico que tudo depende do contexto geral. No entanto, hoje, em 2019, penso que posso voltar ao Brasil para passear. Mas para viver, eu acho que não mais.

Nova Voz On Line – Pode nos falar sobre sua esposa Mindy Mixon da Silva? E também dos seus filhos?
JC – A Mindy tem três filhos do primeiro casamento: Matt, Megan e Miles. Todos maior de idade. Têm suas vidas independentes. A minha filha também não mora mais conosco. Atualmente ela mora com algumas amigas. Nos EUA, filhos adultos, tem a cultura de viver suas vidas, independente dos pais.

Nova Voz On Line – Dá para notar isto nos filmes.
JC – A Mindy nasceu e cresceu na Carolina do SUL. Este é um Estado com enorme histórico racista. Berço dos Confederados (que perdeu a guerra da secessão para o Norte). Quem vive aqui, percebe um sotaque e costumes bem diferenciados, em relação à Nova Iorque, Boston ou Los Angeles, por exemplo.

Nova Voz On Line – Uma família bem misturada né?
JC – RISOS. Muito! Algumas vezes tento embarcar nos papos quando estão todos juntos, mas não é fácil. O legal é que termino aprendendo bastante, com toda essa mistura. RISOS.

Nova Voz On Line – Estar casado com uma mulher americana é diferente de alguma forma?
JC – Pessoas são pessoas. Não importa a nacionalidade. A Mindy é maravilhosa, como já escrevi. Mas não é pelo fato dela ser americana. É por ela ser a Mindy. E no mais, somos um casal normal, brigamos, fazemos as pazes, temos objetivos comuns juntos.

Nova Voz On Line – Mas tem algum choque de cultura na relação de vocês?
JC – LÓGICO! Risos. Mesmo depois de tanto tempo aqui, em alguns momentos ela fala rápido e eu não entendo o que ela está falando. E ao contrário. Eu começo a falar português rápido e ela não entende também. Ai dá choque ... risos. Irrito-me. Fico frustrado. Mas nada demais. Agora: ela AMA FEIJOADA, farofa, rabanada, rabada, adora feijão fresquinho, bem temperadinho, com ovos fritos e farofa ... risos. Têm momentos que estamos num grupo de americanos, eles contam uma piada, mas eu não entendo porque piada é algo muito relacionado à cultura local. Ai ela me explica, eu disparo a rir, e ela ri também, por eu rir atrasado ... risos.

Nova Voz On Line – Ela gosta de futebol?
JC – Copa do Mundo adora. E fica tão brava quanto qualquer brasileiro, quando perdemos ... risos. Tem sido uma grande alegria e aventura estar com a minha americana, Mindy Mixon da Silva. 

 A Filha Mayara
O paizão JC orgulhoso pela conquista da cidadania americana da filha Mayara. Ela também concluiu o Mestrado em Social Work (Serviço Social), na University South Carolina
Nova Voz On Line – Sua filha tornou-se cidadã americana. Como foi a emoção?
JC – A Mayara, minha filha, no ano passado, em 2018, tornou-se cidadã deste grande país. Fiquei muito feliz e orgulhoso. Eu crio a minha filha desde os quatro anos, após me separar da minha primeira esposa. Na época tive que abandonar meu emprego de rádio operador numa plataforma de petróleo, em Macaé, para não perder a disputa da guarda. Foi um período de grande dificuldade. Terminei ficando deprimido. Por isto tenho um sentimento de amor e orgulho pela minha filha, que é indescritível.

Nova Voz On Line – Que história emocionante.
JC – Eu conto e me emociono também. Além da cidadania, a Mayara completou seu Mestrado na Universidade da Carolina do SUL, em Social Work (acho que é Serviço Social em português). Só quem é pai ou mãe pode medir o que senti. Lembro-me de um dia, em que estava na estação de trem do Engenho de Dentro, na cidade do Rio, sentado, olhando ao redor. Refletindo sobre toda mudança que estava para começar. Pensando se era o passo certo. Hoje o que concluo é que só Deus mesmo para interceder em minha vida e me dar uma esposa maravilhosa e a chance de viver no melhor país do Mundo. Minha filhinha Mayara agora é cidadã americana e tem o título de Mestrado. Obrigado senhor!

Nova Voz On Line – Para fechar este bate papo MARAVILHOSO, deixe uma mensagem para os nossos leitores.
JC – Uma coisa que aprendi aqui é que podemos realizar nossos sonhos. Mas, para isto, o primeiro passo é acreditar que podemos. Muitos brasileiros não acreditam em si mesmos. Acham que estão destinados a determinada existência. E a vida muda de um minuto para outro, quando mudamos nossas atitudes em relação à vida. Mude o seu mindset (modo de pensar). O mundo gira ao redor das nossas decisões. No mais, desejo toda felicidade do Mundo aos leitores da Nova Voz On Line. Que Deus vos abençoe. Um super e bem típico abraço brasileiro, direto aqui da Carolina do Sul – USA.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support